sábado, 6 de junho de 2009

Hidrografia

Hidrografia




A porção norte do litoral europeu é limitada pelo oceano glacial ártico, que engloba ainda outros mares, como o mar da Noruega.
No sul, separando a Europa da África, vamos encontrar o mar mediterrâneo, que abriga mares menores. Nessa parte do continente europeu existem inúmeras ilhas, merecendo destaque as ilhas Baleares, a Córsega, a Sardinha r a Sicilia, além das ilhas gregas. Os mares Terreno, Adriático, Jônico, Egeu, de Mármara, Negro, de Azov e Cáspio modelam o contorno sul e sudeste da Europa.
As costas ocidentais européias são banhadas pelo oceano Atlântico, e por seus mares secundários. Ao redor de toda a Europa, a plataforma continental é muito larga, proporcionando boas condições para a pesca e a exploração mineral.
A Europa apresenta uma grande quantidade de rios, comparados com os tropicais não há na Europa, rios muito extensos nem de grande volume de água. Apesar disso os cursos fluviais são muito importantes como vias de comunicação e como fontes produtoras de energia.
O rio Volga, com 3.664, é o mais extenso do continente europeu. Nasce no lago Rybinsk, no planalto Valdai, na porção norte - ocidental da União Soviética.
O rio Reno que banha a Europa Ocidental, é o mais navegado do mundo. Nasce no lago Constança, na fronteira entre a Alemanha e Suiça, separando esses dois países em seu trecho inicial.
O rio internacional é o Danúbio, que banha o maior número de países. Nasce no sudoeste da Alemanha, na Floresta Negra, e desloca-se para o leste alemão.Além de grande quantidade de rios e mares, a hidrografia européia apresenta ainda muitos lagos como Constança, Genebra e Zurique, na Suíça, e os lagos glaciários que aparecem nas planícies do noroeste da Rússia, na Escandinávia e sobretudo na Finlândia, considerada o “país dos lagos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário